CEEPU

Inspirada pelas recordações de como foi o nascimento do CEEPU, em meados de 1990, passo a contar sua história.
A psicanálise é uma atividade profissional em trânsito. O que quero dizer com isso? A etimologia da palavra trânsito vem do latim transitus, que significa ação de passar, passagem, ação de transitar, de fazer algum caminho e se deslocar de um lugar para o outro. Na ocasião alguns psicólogos da cidade começaram a transitar para outras cidades em busca de conhecer a psicanálise, seja em busca de estudos e também de suas analises pessoais, essa imprescindível para quem quer ser um psicanalista e fazer trânsito dentro da própria mente entre partes neuróticas e psicóticas.
Íamos de carro de Uberlândia para Uberaba,  Ribeirão Preto e São Paulo. Também tinham os que vinham de lá para cá. Como um grupo de psicanalistas de Brasília que, durante quase um ano, ofereceram um curso de psicanálise em Uberlândia. 
Nessas idas e vindas, cheias de prosa boa, eu e a Aida, começamos a conjecturar a possibilidade de formarmos um grupo de estudos em Uberlândia. Como já existia em Uberaba,  Ribeirão Preto,  São José do Rio Preto. Também tínhamos notícias de um grupo em Porto Alegre. Convidamos algumas amigas que também se deslocavam para outras cidades para formar um grupo aqui. Após muitas reuniões, conseguimos elaborar um protótipo do que viria ser depois nosso estatuto. Conseguimos formar uma diretoria e oficializar então, o CEEPU- Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia. 
Nosso principal objetivo era difundir e divulgar os conteúdos teóricos e técnicos da psicanálise e também constituir um Centro de Atendimento de Psicoterapia por um valor mais acessível. Nosso Centro é constituído por seus membros filiados e efetivos, supervisores, coordenadores das Obras de Freud, Klein, Bion, Winnicott e autores contemporâneos. E também trazer profissionais de outras instituições para aprimorar nossos conhecimentos. A ideia é ainda de fazer um trânsito para uma formação oficial nas Sociedades filiadas a IPA – Internacional Psychoanalytical Association, como também para cursos de formação acadêmica como mestrados e doutorados nessa área. “Nossa memória do futuro”. Elaine Guimarães.