Objetivos

Objetivos

Oferecer grupos de estudos, organizados em três núcleos de atividades:

MÓDULOS INTRODUTÓRIOS:
Oportuniza o estudo introdutório da Psicanálise enfocando o método e a teoria, sendo destinado a pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a psique humana.

MÓDULOS FUNDAMENTAIS:

A)ESTUDOS DA OBRA DE SIGMUND FREUD:
Organizados em 07 semestres seqüenciais, oportuniza a profissionais e estudantes da área de saúde mental e afins, o estudo do processo histórico e constitucional da Psicanálise em suas vertentes teóricas, técnicas e metodológicas encontradas na obra original de Sigmund Freud, promovendo a compreensão de seus conceitos primordiais, estabelecendo uma interface com a Clínica Psicanalítica.

  1. B) ESTUDOS DA OBRA DE MELANIE KLEIN:

O programa a ser desenvolvido em 05 semestres seqüenciais está baseado nos estudos de Petot, Segal e Meltzer que dividem a obra de Klein e dois períodos, ou duas tópicas. Os artigos de 1921 até 1945, sendo a primeira tópica e os artigos de 1946 até 1960′ ano de seu falecimento. Sendo que o primeiro período da primeira tópica de 1921 até 1935 é chamado protokleiniano. Em seu artigo de 1935 Klein inicia a formulação do conceito de posição depressiva, e isto diferencia suas idéias das de Freud. Este conceito só vai ser melhor  definido mais tarde: “Neste período Melanie Klein rompe com a teoria das fases libidinais, sobretudo no seu aspecto cronológico.Introduziu o conceito de posição  para enfatizar que não estava se referindo a uma fase ou estágio passageiro e sim a uma configuração particular de relações de objetais,caracterizada por uma associação regular de um conteúdo ansiogenico típico a um conjunto de mecanismos de defesas.”(Elias Malet Rocha de Barros, 1987)

MÓDULOS DE APRIMORAMENTO:
Objetiva proporcionar aos profissionais o estudo de autores psicanalíticos contemporâneos que tem contribuído com o desenvolvimento da Psicanálise e de sua prática na atualidade.